Por Otávio Catelano*
O Ibope tem divulgado, desde o dia 16 de agosto, pesquisas de intenção de voto para os governos estaduais. Uma primeira rodada de pesquisas foi realizada em todos os estados no mês de agosto. Em alguns deles, uma segunda e até terceira pesquisa foi realizada. Este Mapa dispõe as informações mais recentes para cada unidade federativa:
Mapa: Partido que lidera a corrida para governador de cada estado, segundo as pesquisas Ibope mais recentes. As pesquisas foram estimuladas. Elaboração do autor em 19 de setembro de 2018. A base cartográfica utilizada está disponível no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desde a última análise feita pelo Observatório das Eleições, as únicas mudanças foram nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que passaram ter como líderes os candidatos do DEM (Eduardo Paes) e do MDB (Paulo Skaf), respectivamente. Antes, eram candidatos do PODE (Romário) e do PSDB (João Dória).
Mesmo com essas mudanças, o PT continua sendo o partido que lidera no maior número de corridas para os governos. São seis estados: Acre (onde está empatado com o candidato do PP), Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. O MDB é o segundo neste quesito, liderando em cinco estados: Alagoas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo. Atrás, temos o PSDB e o PSB, com quatro estados cada, e o DEM, com três, fechando a lista de siglas que lidera mais de uma disputa.
Se analisarmos por blocos ideológicos, a esquerda (PT, PDT, PSB e PCdoB) lidera em 12 estados - contando com o empate do PT com o PP no Acre -, o centro (PSDB e MDB), em nove e a direita (DEM, PP, PROS e PHS), em sete - também contando com o empate do PP com o PT no Acre.
O Ibope desenvolveu um aplicativo para que as eleitoras e eleitores possam acompanhar as pesquisas. Ele pode ser baixado gratuitamente por clientes Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ibopeinteligencia.eleicoes2018) e iOS (https://itunes.apple.com/br/app/ibope-elei%C3%A7%C3%B5es-2018/id1133724948?mt=8).
Na tabela abaixo, é possível conferir a porcentagem que o primeiro e o segundo colocados em cada estado obtiveram na pesquisa mais recente e também o período de realização da mesma.
Tabela: Primeiro e segundo colocados nas pesquisas Ibope mais recentes para governador de cada estado e suas respectivas porcentagens. As pesquisas foram estimuladas. Os dados foram coletados pela equipe Cesop/Unicamp. Estão disponíveis no site do Ibope Inteligência: http://www.ibopeinteligencia.com/.
*Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp e integrante do Observatório das Eleições.
Comentários