top of page
  • Foto do escritorObservatório das Eleições

Lula e Bolsonaro: campeões de engajamento no Facebook


Bruno Ferreira da Paixão*


As mídias sociais tornaram-se espaços importantes de organização da comunicação entre o cidadão, candidatos a cargos eletivos, parlamentares e governo. Podem fomentar a participação popular e dar maior transparência à política, construindo uma ponte de interação entre representantes e população, candidatos e eleitores.


No entanto, sabemos que nem sempre esse potencial democratizador das mídias sociais é alcançado. Com o objetivo de dar maior clareza ao debate eleitoral e a esse potencial democratizador das redes sociais da Internet, este artigo analisa o nível de engajamento de internautas com as publicações das páginas do Facebook dos candidatos à Presidência da República. Mais especificamente, busca medir a capacidade de cada candidato mobilizar engajamento nas suas páginas e como essa capacidade mudou – ou não – ao longo do ano de 2018. Para efeitos desta análise, engajamento é a somatória de likes, compartilhamentos, reações e comentários. As reações são quantificadas a partir das seguintes opções: Curti, Amei, Haha, Uau, Triste ou Grr.


Entre o dia 1 de janeiro e 21 de agosto de 2018 foram coletados, via API FacebookGraph, os dados das FanPages de nove candidatos à Presidência da República: Álvaro Dias, Cabo Daciolo, Ciro Gomes, Guilherme Boulos, Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva e Marina Silva. Lula foi incluído porque nesse período sua candidatura ainda não havia sido negada pelo TSE.

Foram analisadas 5 mil publicações de administradores das páginas, 9.5 milhões de compartilhamentos e 29 milhões de reações. Os gráficos a seguir mostram, a partir de diferentes métricas, o engajamento dos internautas com as publicações das páginas dos candidatos.


O Gráfico 1 apresenta os dados da quantidade de reações a postagens nos oito primeiros meses do ano. Os Box Plots permitem saber a mediana de reações das páginas de cada candidato. No eixo X temos os candidatos; no eixo Y, o número de reações. Como podemos ver, Jair Bolsonaro é campeão no número de reações às publicações da página, seguido pela página de Lula, com uma larga vantagem em relação à terceira colocada, Marina Silva.


Gráfico 1. Número de reações a postagens de páginas dos candidatos presidenciais no Facebook, 1/1/2018 a 21/8/2018


O Gráfico 2 mostra dados de engajamento, juntando quantidade de compartilhamentos e reações a cada uma das publicações das páginas. Quanto maior o número de compartilhamentos – eixo X - e de reações – eixo Y - maior o engajamento nas postagens. Como é possível visualizar no gráfico, a página de Lula apresenta mais pontos fora da curva. No entanto, se calcularmos a média veremos que a página de Lula tem menos engajamento do que a página de Bolsonaro. Mais uma vez, os dados confirmam que a página de Jair Bolsonaro é a que apresenta melhores resultados, seguida pela página de Lula. O Gráfico 2 mostra que o ponto fora da curva é o Cabo Daciolo que, vez ou outra, consegue mobilizar um ainda grande número de reações e compartilhamentos de postagens específicas.


Gráfico 2 – Nível de Engajamento em Postagens, 1/1/2018 a 21/8/2018


O gráfico 3 apresenta os dados de engajamento de uma maneira diferente, que dá ainda maior visibilidade às assimetrias entre as páginas. Quando olhamos na perspectiva do “quadrante mágico”, que mede o nível de interação nas publicações em função do nível de compartilhamento – eixo X - e reações – eixo Y - por postagem, podemos observar a diferença de engajamento das publicações de Jair Bolsonaro e de Lula em comparação com o restante dos candidatos (ver Gráfico 3). Enquanto as páginas desses candidatos ocupam a faixa dos 6 milhões de compartilhamentos e 24 milhões de reações, seus concorrentes ocupam a faixa dos 3 milhões de compartilhamentos e 12 milhões de reações.


Quadrante 1 – alto número de compartilhamento e reações

Quadrante 2 – alto número de reações e baixo compartilhamento

Quadrante 3 – baixo número de reações e baixo compartilhamento

Quadrante 4 – baixo número de reações e alto compartilhamento


Gráfico 3 – Compartilhamentos e Reações a Postagens nas Páginas Oficiais do Facebook dos Candidatos à Presidência, por quadrantes

O Gráfico 4 mais uma vez mostra, de forma clara, a liderança da página de Jair Bolsonaro, seguida por Lula, na capacidade de gerar engajamento em suas páginas do Facebook. No eixo Y vemos a distribuição, mês a mês, dos dados de engajamento. O eixo X apresenta o percentual de reações às postagens dos candidatos em relação ao total. É interessante ver que, em agosto de 2018 (até o fechamento da coleta de dados, no dia 21), a Fanpage de Lula teve um engajamento maior (39,55%) que a de Jair Bolsonaro (37,19%). Contudo, é possível observar que Jair Bolsonaro tem um nível de engajamento consolidado em torno de 50%.


Gráfico 4 - Engajamento das Páginas dos Candidatos à Presidência (% do total), 1/1/2018 a 21/8/2018



Os dados apresentados precisam ser analisados com cautela quanto aos seus impactos. Por exemplo, para explicar a capacidade de engajamento da página de Lula é preciso considerar que este tem tido grande exposição da mídia televisa. Além disso, muitos usuários vão à Fanpage do candidato para criticá-lo, portanto o engajamento medido não pode ser confundido com apoio. Além disso, apesar da queda relativa da capacidade de engajamento da página de Jair Bolsonaro, a análise não permite argumentar que essa é uma tendência. Precisamos esperar para ver o que acontecerá nas próximas semanas, especialmente a partir do atentado à vida do candidato.


De qualquer maneira, os dados mostram as grandes diferenças na capacidade de gerar engajamento por parte dos candidatos presidenciais. Se fôssemos dividir o nível de interação em grupos, teríamos Jair Bolsonaro e Lula em um grupo e todos os outros candidatos em outro. Chama a atenção também o fato de que essas disparidades mantiveram-se relativamente estáveis ao longo do tempo.


*Mestrando em Ciências da Computação - Ciência de Dados na Universidade de Brasília e Chefe da Unidade de Gestão da Informação - Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Distrito Federal.

296 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page