top of page
Foto do escritorObservatório das Eleições

Eleições 2018: Veja como estão as disputas para os governos estaduais


por Maria Vitória de Almeida* e Otávio Catelano**


Com o objetivo de acompanhar as disputas eleitorais para os governos estaduais, apresentamos os últimos dados das pesquisas de intenção de voto estimuladas realizadas pelo Ibope. Elas foram divulgadas entre os dias 9 e 27 de setembro, a depender do estado. Abaixo, mostramos os dados que apontam quais são os partidos que lideram atualmente as corridas nos estados.


O mapa indica que 11 partidos lideram as disputas para os governos estaduais. Além disso, nota-se que cinco siglas (DEM, MDB, PSDB, PT e PSB) estão em primeiro lugar nas disputas de 22 unidades federativas. Este dado demonstra uma certa concentração em torno desses cinco partidos. Entretanto, a tabela abaixo destaca que há uma alta competição nos estados. Por exemplo, em quatro estados (Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo) há empate técnico entre o primeiro e o segundo colocados. E em sete estados (Acre, Amazonas, Amapá, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina), a diferença entre o primeiro e o segundo colocados é menor do que dez pontos percentuais.


Desde a última análise realizada pelo “Observatório das Eleições” houve a alteração de cenários considerados “estáveis” em alguns estados, como os casos do Acre, de Alagoas e da Paraíba. No Acre, o PT e o PP estavam empatados, mas agora o PP avança na disputa. A liderança dessa legenda no estado é algo novo, já que o PT governa o Acre há 20 anos. Em Alagoas, com a desistência de Fernando Collor (PTC) da disputa, o MBD consolidou sua candidatura. Na Paraíba, João Azevedo (PSB) assumiu a ponta, deixando o candidato do MDB em segundo lugar.


Mapa: Partido que lidera a corrida para governador de cada estado.

Fonte: Elaboração dos autores a partir dos dados das pesquisas estimuladas de intenção de voto do Ibope mais recentes (09 a 27 de setembro).


Com essas mudanças, o PSDB e o PSB são agora os partidos com o maior número de lideranças nas corridas para os governos, com cinco estados cada. O PT e o MDB, que antes ocupavam este posto, estão em segundo lugar, com quatro lideranças cada. O DEM aparece em terceiro, liderando em três.


O que se manteve? Em São Paulo, estado governado pelo PSDB por 23 anos, há uma disputa acirrada: Paulo Skaf (MDB) continua em primeiro lugar, mas é seguido de perto pelo tucano João Doria, que aposta na força do seu partido na arena paulista. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) permanece na primeira posição, tendo conseguido aumentar sua vantagem sobre Romário (PODE).


Em relação ao espectro ideológico, os partidos à esquerda (PT, PSB e PC do B) lideram em dez estados. Os partidos de centro (PSDB e MDB), em 10, e os de direita (DEM, PP, PROS, PSD e PHS), em sete.

Tabela: Primeiro e segundo colocados nas pesquisas Ibope mais recentes para governador de cada estado e suas respectivas porcentagens.

As pesquisas foram estimuladas. Os dados foram coletados pela equipe Cesop/Unicamp. Estão disponíveis no site do Ibope Inteligência: http://www.ibopeinteligencia.com/.


*Doutoranda em Ciência Política pela Unicamp e integrante do Observatório das Eleições.

**Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp e integrante do Observatório das Eleições.

241 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page