top of page

Eleições 2018: Veja como estão as corridas para o Senado

  • Foto do escritor: Observatório das Eleições
    Observatório das Eleições
  • 2 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

por Beatriz Mezzalira*


No próximo domingo, 07, os eleitores deverão escolher dois candidatos para o Senado. Apesar do mandato do senador durar oito anos, a eleição para essa Casa Legislativa renova alternadamente seus membros. Ou seja, a cada eleição ocorre a substituição de um terço ou dois terços das cadeiras. Na eleição deste ano, os eleitores renovarão 54 das 81 vagas.


Desde o início do mês, o Ibope tem realizado pesquisas de intenção de voto para o Senado. Neste texto, apresentamos os resultados das pesquisas.

Tabela 1: Primeiro e segundo colocado nas intenções de voto para o Senado, setembro de 2018.Pesquisa realizadas com perguntas estimuladas. Os dados foram coletados pela autora e estão disponíveis no Ibope Inteligência http://www.ibopeinteligencia.com/eleicoes/.


O MDB lidera a corrida eleitoral em sete estados (Alagoas, Amazonas, Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima). Em seguida, o PT lidera em quatro estados (Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco).


De acordo com o Gráfico 1, abaixo, quando o segundo colocado é considerado, os partidos que lideram as disputas são: MDB (12); PSDB (8); e PT (6).

Gráfico 1: Primeiro e segundo colocados com maior intenção de voto para o Senado, por partido. Pesquisa realizadas com perguntas estimuladas. Os dados foram coletados pela autora e estão disponíveis no Ibope Inteligência http://www.ibopeinteligencia.com/eleicoes/.

**OBS: No Distrito Federal e em Minas Gerais, os partidos PPS e PSDB, e PHS e Solidariedade, respectivamente, estão empatados em segundo lugar. Portanto, o Gráfico 1 soma apenas 52 cadeiras em disputa.


De acordo com espectro ideológico, a corrida eleitoral para o Senado encontra-se equilibrada. Os partidos de direita têm os primeiros colocados em 9 estados, assim como as agremiações de centro e de esquerda. Quando analisamos os dois primeiros colocados, porém, observamos uma pequena vantagem dos partidos de centro (PSDB e MDB), como é possível ver no Gráfico 2.


Gráfico 2: Soma dos dois primeiros colocados nos estados por partidos e posições no espetro ideológico. Os dados foram coletados pela autora e estão disponíveis no Ibope Inteligência http://www.ibopeinteligencia.com/eleicoes/.


* Beatriz Mezzalira é graduada em Ciências Sociais pela Unicamp e integra a equipe do Observatório das Eleições

Comentários


bottom of page