top of page
Foto do escritorObservatório das Eleições

Eleições 2018: A distribuição do tempo de TV e de rádio entre os presidenciáveis

Por Otávio Catelano*


O Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita (HPEG) é de extrema importância para a disseminação do debate eleitoral. Por conta da alteração das regras eleitorais, o tempo do HPEG em 2018 será reduzido. Em 2014, sem contar o tempo das inserções durante a programação, eram 50 minutos por dia, dividido em dois blocos. A partir deste ano, serão apenas 25, também dividido em dois blocos.


As propagandas para a disputa pela presidência serão exibidas às terças, quintas e sábados. Os horários serão às 13h e às 20h30 nas emissoras de TV; às 7h e às 12h nas emissoras de rádio.


Uma pequena parte do HPEG é repartida igualitariamente entre os competidores. Mas a maior parte é distribuída para as candidatas e os candidatos de acordo com o número de deputados federais que os partidos da coligação somam. Por isso, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB), cuja coligação conta com um alto número de cadeiras, é o que possui a maior fatia; enquanto Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e João Amoêdo (NOVO), que lançaram candidaturas por partidos que não têm representação na Câmara dos Deputados, contam com apenas oito segundos cada.


As intenções de voto podem flutuar de maneira mais forte após o início das campanhas na TV e no rádio, pois alguns candidatos possuem mais oportunidades do que outros tanto para fazerem ataques aos seus adversários quanto para se defenderem.


As propagandas para o primeiro turno da disputa presidencial começam no dia 1o de setembro e terminam no dia quatro de outubro. Confira abaixo a tabela com a duração do programa de cada coligação nos dois blocos diários.


TABELA

Distribuição de tempo de propaganda de TV e rádio entre os partidos:

Organização por duração dos blocos, número de inserções e nome da(o) candidata(o).


Fonte: Tribunal Superior Eleitoral; G1 (Renan Ramalho). Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/08/23/tse-apresenta-previsao-do-tempo-de-propaganda-no-radio-e-na-tv-para-cada-candidato-a-presidencia.ghtml>. Acessado em: 23.ago.2018.


*Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp e integrante do Observatório das Eleições.

136 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page